Programa de Separação de Lixo

O Programa de Separação de Lixo está acontecendo em Ibiporã desde 2009 e propõe aos moradores que separarem o lixo em três partes: Reciclável, Orgânico (para virar compostagem) e Rejeitos, visando diminuir o volume no Aterro Sanitário Municipal.
 
Atualmente um dos maiores desafios do planeta é reduzir e dar destino adequado às milhões de toneladas de lixo produzidas diariamente. Somente Ibiporã produz cerca de 30 toneladas de lixo por dia que eram depositados diretamente no Aterro que já estava com a capacidade quase esgotada.
 
Com a intenção de preservar o meio ambiente e contribuir para a saúde pública dos cidadãos, foi implantada a Campanha de Conscientização da população para a separação do lixo entre orgânico, rejeitos e recicláveis, além de uma escala para executar o recolhimento diretamente nas casas dos ibiporaenses nas respectivas datas de coleta na região em que moram.
 
1.REJEITOS (saco cinza) - são papéis de banheiro (papel toalha e higiênico, absorventes), esponja de aço, guardanapos sujos e engordurados, bitucas de cigarro, etiqueta adesiva, clips, papéis laminados, embalagens de chips, sachê de catchup, mostarda e maionese. Este volume irá para o aterro sanitário.
2.LIXO RECICLÁVEL (saco verde) - são materiais que podem ser reutilizados, transformados em um novo produto: papel, papelão, vidro, plástico e metal.
3.LIXO ORGÂNICO (outros sacos) - são resíduos de origem vegetal e animal, como pó de café e folhas de chá, restos de alimentos estragados ou não, ossos, aparas e podas de jardim, cascas ou bagaços de frutas, verduras, legumes, ovos, entre outras coisas que, através do processo de compostagem, irão virar adubo.
 
Imagem relacionada
 
A empresa Kurica Seleta, responsável pela coleta de lixo na cidade, disponibilizou um telefone para tirar dúvidas da população quanto ao Programa de Separação de Resíduos que é o 0800-4003013 (ligação gratuita).
 
Confira o programa semanal para coleta de lixo na cidade:
 
 
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei Municipal nº 2449/2011 alterada pela Lei nº 2726/2014:
Todos os estabelecimentos que produzirem acima de 600 litros por semana de todos os resíduos advindos de suas atividades, é enquadrado como Grande Gerador.
Art. 18. Compete a todos os geradores de resíduos sólidos a responsabilidade pelos resíduos gerados, compreendendo as etapas de segregação, acondicionamento e disponibilização adequada para a coleta.
Art. 19. Os grandes geradores são integralmente responsáveis pelos resíduos sólidos decorrentes de suas atividades, devendo suportar todos os ônus decorrentes da segregação, coleta, transporte, compostagem, reutilização e reciclagem, além da destinação final ambientalmente adequada, não podendo, sob qualquer forma, transferi-los à coletividade.
Art. 20. O serviço público de coleta seletiva estará disponível a todos os pequenos geradores de resíduos sólidos urbanos ou domiciliares, mediante o pagamento da Taxa Municipal de Resíduos Sólidos. § 1º Os pequenos geradores de resíduos sólidos urbanos deverão promover o acondicionamento adequado dos resíduos, com a sua colocação em condições estanques e de higiene, em sacos plásticos ou em outro recipiente adequado, nas cores definidas nesta lei nos dias e horas definidos, de forma a evitar o seu espalhamento pela via pública.
 
 
São muitas as vantagens da reciclagem do lixo, tais como:
- A diminuição do consumo de matérias primas virgens (muitas delas não são renováveis e podem apresentar ainda exploração dispendiosa);
- Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar; melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
- Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
- Melhora a produção de compostos orgânicos;
- Gera empregos para a população não qualificada e receita para os pequeno e micro empresários;
- Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
- Estimula a concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;
- Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.