Educação

 

Publicado em: 23/11/2011 16:00

PROERD


Whatsapp

 

PROERD              PROERD

 Confiram os textos dos alunos da rede municipal de Ibiporã que venceram o Concurso de Redação do Proerd, encerrado na última segunda-feira (21), em cerimônia realizada no Cine Teatro Pe. José Zanelli. O programa é desenvolvido no município pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Ibiporã, e tem na coordenação a educadora social e sargento Edimara Sacoman Coelho.

  

Obrigada, Proerd

 

         "O Proerd nos auxilia a fazer as coisas certas com a vida e a saúde. O programa ajuda-nos a escolher as nossas amizades, e a ficar sem as drogas, e a nunca tomar decisões com a cabeça quente. Também me ensinou os quatro passos para achar as respostas certas.

         Primeiro passo: Defina, identifique o problema. Segundo passo: analise, pense nas opções que você tem, e quais as conseqüências de cada uma delas. Terceiro passo: atue, decida pela melhor opção, e o que trará melhores resultados. Quarto passo: avalie, revise a sua decisão se fez uma boa escolha.

         Ele ajuda-nos a não cairmos nessa armadilha tão perigosa que são as drogas, cigarros, bebidas alcoólicas, inalantes e maconha.

         O Proerd é muito importante para nós, ele nos ensinou a como nos comportar diante de um convite e a como lidar com isso. Espero que várias crianças tenham essa oportunidade que eu e meus colegas tivemos.

         Nós também queremos elogiar a policial por seu excelente trabalho e muita paciência conosco."

 

(1º lugar matutino - aluna: Emanuely Babolin Malta - professora: Maria Aparecida Parreira Vieira - 4ª série A - Escola Municipal Rotary Club)

 

        

Proerd

 

         "Bom, para mim o Proerd é bom de várias maneiras, nos ensina a escolher caminhos que podemos seguir. Hoje é muito fácil entrarmos para o caminho das drogas, do álcool e outras drogas. Geralmente as pessoas que nos influenciam são nossos amigos mesmos, nos forçando moralmente ou nos obrigando de outras maneiras. Como o Proerd nos ensinou temos escolhas.

Não podemos nos deixar levar por outras pessoas, porque se as pessoas que você chama de amigos forem realmente seu amigo eles vão querer seu melhor, e não que você afunde-se em um caminho sem volta.

Muitas são as pessoas que infelizmente entraram nesta, hoje querem livrar-se, mas é muito difícil, precisam de ajuda, muitos não tem condições para pagar um bom tratamento, sem contar o que acontece dentro de casa, ela fica totalmente destruída, acaba o amor a dignidade, e aos pais sofrem muito.

Às vezes são os pais que são viciados e abandonam seus filhos, isto causa uma grande dor, pois o tempo que eles têm para educar, e amar seus filhos perdem acabando com sua saúde e com amor próprio.

Por isso um conselho de alguém que nunca teve carinho de pai, pois infelizmente ele também era viciado em drogas.

Obrigada Proerd pelos ensinamentos, fiquem longe das drogas e sejam felizes."

 

(1º lugar vespertino - aluna: Letícia Marcelino Ramiro - professora: Rosangela Ferreira Pereira - 4ª série A - Escola Municipal Helena Hatsue Kakitani)