Publicado em: 13/12/2011 10:18

Projeto leva capoeira a 800 crianças de Ibiporã

Projeto leva capoeira a 800 crianças de Ibiporã Projeto leva capoeira a 800 crianças de Ibiporã

O projeto social de capoeira "Integrando e Educando", desenvolvido pela Prefeitura de Ibiporã, em parceria com a Associação de Capoeira da Região de Ibiporã (ACAREI) está levando a arte a cerca de 800 alunos de todas as regiões da cidade. O festival de encerramento das atividades de 2011, com a entrega de cordão às crianças, aconteceu no último dia 3, no Ginásio Gnann

A parceria é com as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e de Esporte. Por meio dela, os professores da Acarei ensinam capoeira em oito escolas da rede municipal, às quatro Escolas de Formação e Cidadania da APMIF (do Centro, da Taquara do Reino, Ambiental e Jardim San Rafael) e ainda a sete centros comunitários: dos Jardins Pérola, Ângelo Maggi, Serraia, San Rafael, Bom Pastor, Pires de Godoy e Taquara do Reino.

De acordo com o diretor do projeto e da Acarei, professor Cláudio Scapelatto, a capoeira ajuda muito na disciplina e na formação do caráter das crianças.

Informação que é confirmada pelas diretoras das escolas municipais onde a capoeira fica em 1º lugar na preferência da garotada.

ESCOLAS APROVAM

Luzia Aparecida Martins Araújo, diretora da Escola Sebastião Luiz de Oliveira, no Jardim John Kennedy, diz que a capoeira é algo tão nato para os alunos do bairro, que aprendem com facilidade os movimentos e gostam dela até mais que da Educação Física.

"A capoeira ensina eles a terem mais respeito com as outras crianças e os professores, aprendem a esperar a sua vez, passam a ter mais concentração, equilíbrio, flexibilidade e ritmo, ou seja, ajuda até na coordenação motora", aprova a diretora. "Outra coisa boa é que o professor ensina que para se darem bem na capoeira, os meninos precisam ter um corpo saudável, sem cigarro e sem drogas. Fora a cobrança de freqüência nas aulas normais para poderem treinar a capoeira. Ou seja, só tem vantagens", diz Luzia.

A diretora da Escola Municipal Castelo Branco, na Taquara do Reino, Elizabeth de Castro Jandres, acrescenta que a capoeira ajuda no desenvolvimento corporal das crianças e auxilia os professores na disciplina. "Como as crianças amam as aulas, elas obedecem em tudo os professores de capoeira, que se mostram capazes e têm domínio sobre a criançada. Ensinam que elas não podem usar a capoeira para brigar e que precisam se dedicar na escola", informa Elizabeth.