Publicado em: 29/02/2012 09:44

Obra de arte evoca a água

Obra de arte evoca a água Obra de arte evoca a água

A parede frontal de entrada da nova Escola Alice Roma ganhou vida e graça com a produção de uma obra de arte que não só embelezou aquele espaço, com também servirá de mensagem permanente para os alunos do 1º ao 5º ano da escola sobre o respeito e o cuidado com o meio ambiente.

A iniciativa de encomendar um painel que valorizasse aquele espaço foi do prefeito José Maria, que achou que faltava algo com significado para completar a grande parede frontal para servir de mensagem para os alunos e também os visitantes.

A obra é um painel de 3m x 6m, que leva o título de "Aqua Faz".  A técnica é pintura sobre cerâmica com óxidos. "É uma cerâmica que foi queimada em forno de alta temperatura (780 graus), no Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Curitiba, sob a orientação do escultor Elvo Benito Damo, que é uma sumidade na área. Em razão dessa técnica de queima, essas peças não sofrerão com a ação do tempo e resistirão por décadas", afirmou a autora da obra, a ibiporaense Isabelle Catucci da Silva, 26 anos.

O painel traz um mosaico de imagens sobre a água, facilmente compreendido pelas crianças. "Escolhi esse tema porque a água é algo que altera a nossa existência. Toda a natureza e a vida existem por causa dela", afirma Isabelle.

A autora nasceu em Cornélio Prócópio, mas veio com um ano para Ibiporã onde viveu até os 16 anos, quando se mudou para Minas Gerais para estudar na Escola de Belas Artes da UFMG. Porém, acabou terminando a graduação na Escola de Belas Artes do Paraná, com bacharelado em Escultura. No momento, está concluindo um Mestrado em Antropologia Social, com a pesquisa sobre as esculturas públicas de Ibiporã (o Museu de Esculturas ao Ar Livre).