Publicado em: 12/03/2012 09:28

Política para as Mulheres

Política para as Mulheres Política para as Mulheres

O Município de Ibiporã esteve representado na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, de 12 a 15 de dezembro de 2011, e quem levou as propostas locais ao encontro foi pedagoga e professora da rede municipal Ivete Pereira Semprebom, que atua no CAESMI (Centro de Atendimento aos Surdos de Ibiporã).

Cerca de 3 mil mulheres estiveram reunidas para discutir e elaborar políticas voltadas às cidadãs brasileiras. Foram discutidos temas como a autonomia feminina, maior participação das mulheres na política e o fim da violência contra elas. A presidente Dilma esteve na cerimônia de abertura e enfatizou que a conferência "mostra a capacidade da mulher brasileira."

A conferência é o resultado de um processo participativo que mobilizou as propostas estaduais e municipais que começaram a ser discutidas em julho de 2011. A professora Ivete também participou das conferências municipal e estadual, a convite da secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Martins.

As principais propostas levantadas nos encontros locais em mais de 2 mil municípios foram a ampliação de rede de apoio às mulheres, mais creches e mais postos de trabalho, ampliação da licença-maternidade, formalização de trabalho doméstico e fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Ivete Semprebom que coordena a APASI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos) esteve levando às discussões, além de outros assuntos, a dificuldade de enfrentamento da mulher com surdez em diversos setores da sociedade devido à grande barreira da comunicação.

Ao final, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres avaliou e definiu prioridades dentro do 2º Plano Nacional de Políticas para Mulheres, elaborado em 2007, e a definição de se concretizar 388 ações propostas.