Publicado em: 14/03/2012 09:00

Dengue

Dengue     Dengue

A Prefeitura de Ibiporã reativou, no último dia 3, o Comitê Gestor de Combate à Dengue no Município. A reunião envolveu autoridades municipais e estaduais e definiu a nova composição do comitê, que se reunirá uma vez por mês (na 2ª sexta-feira de cada mês) para definir as ações conjuntas e fazer o acompanhamento do trabalho de combate ao mosquito vetor (Aedes aegypti) no Município.

Participaram o prefeito José Maria, a secretária de Saúde, Leilaine Rodrigues e outros secretários municipais, os coordenadores da Vigilância Sanitária, Luiz Augusto Loredo, e da Vigilância Epidemiológica Municipal, Sebastiana Riechel; o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 17ª Regional de Saúde da SESA, José Carlos Moraes; o presidente do Conselho de Pastores de Ibiporã, Marcelo Ciaca, representando as igrejas; e líderes de associações de moradores.

Uma das boas notícias trazidas pelo chefe da Vigilância e coordenador de Endemias, Luiz Augusto Loredo; foi que o índice de infestação do mosquito em Ibiporã foi de 0,1% no último levantamento, feito no mês de janeiro (são realizados seis levantamentos por ano), quando o nível considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de até 1%. Quando ao número de pessoas infectadas, foram notificados 87 casos em 2012 e somente um deu positivo para dengue.

Para a presidência do Comitê Municipal foi definido o coordenador de Endemias, Luiz Loredo. Seu vice será o secretário de Obras, Marcelo Silva Pereira.

A volta do comitê ocorre depois de um período difícil enfrentado pela cidade, que sofreu com uma epidemia no ano passado. "Foram muitos casos e aí, no mês de maio, começamos um trabalho de reorganização e combate. Neste ano, a situação é tranquila graças ao trabalho realizado em 2011", afirmou o coordenador de Endemias.