Publicado em: 08/05/2012 11:53 | Fonte/Agência: SESA

Ibiporaenses no lançamento da Rede Mãe Paranaense

Ibiporaenses no lançamento da Rede Mãe Paranaense Ibiporaenses no lançamento da Rede Mãe Paranaense

Mais de 1.800 profissionais participaram nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), em Curitiba, de cinco cursos oferecidos pela Secretaria da Saúde em parceria com a Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (SOGIPA), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-PR) e Sociedade Paranaense de Pediatria.

A Administração Municipal de Ibiporã esteve representada na capacitação pela secretária municipal de Saúde, Leilaine Rodrigues, pela médica ginecologista Valesca Veit Montemezzo, a enfermeira Leiliane e a agente comunitária de saúde Marta. Outro representante de Ibiporã foi o médico pediatra José Valter, que atua na rede municipal de saúde e representou na ocasião o Hospital Cristo Rei.

Serão capacitados profissionais dos 399 municípios paranaenses: médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, os secretários municipais e diretores das 22 regionais de saúde, além de pediatras que atuam nos hospitais credenciados ao SUS no Paraná.

"Uma rede não nasce pronta, ela deve ser construída por todos os que atuam diretamente no atendimento à população. Por isso reunimos os profissionais que atendem gestantes e crianças para apresentar o diagnóstico da saúde do Paraná e os protocolos da Rede Mãe Paranaense", disse Márcia Huçulak, superintendente de Atenção à Saúde da secretaria. Ela explica que o principal objetivo da rede é reduzir os índices de mortalidade materno-infantil do Estado.

O que é a Rede? A Rede Mãe Paranaense propõe a organização da atenção materno-infantil em todas as regiões do Estado e se constitui um conjunto de ações como a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo sete consultas, a realização de 17 exames, a classificação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional e o acompanhamento de todas as crianças menores de um ano.

Para a implantação da Rede estão sendo organizadas ações na Atenção Primária, por meio do APSUS, programa estadual de qualificação da Atenção Primária à Saúde em todos os municípios, com a capacitação das equipes para a realização do Pré-natal e acompanhamento das crianças, a classificação de risco da gestante e da criança menor de um ano, e a vinculação do parto de acordo com o grau de risco.

Na atenção secundária, por meio da organização dos ambulatórios para a realização do pré-natal de risco e para o atendimento das crianças de risco menores de um ano, por meio do COMSUS, programa estadual de apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde. E na atenção terciária, a garantia da referência hospitalar para a realização do parto de modo seguro e solidário, o mais natural possível, de acordo com o grau de risco da gestante, por meio de um sistema de vinculação da gestante, via HOSPSUS, programa de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do SUS do Paraná.

A parceria da Secretaria da Saúde com as sociedades médicas e de enfermagem compreende outras quatro capacitações descentralizadas da Rede Mãe Paranaense que serão realizadas nos meses de junho, agosto, novembro/2012 e março/2013.