Saúde

Publicado em: 01/06/2012 16:42 | Fonte/Agência: Enfª. Andréa Stroka Roza de Lima

Ex-fumantes comemoram no Dia Mundial Sem Tabaco

Ex-fumantes comemoram no Dia Mundial Sem Tabaco Ex-fumantes comemoram no Dia Mundial Sem Tabaco

Atos públicos e eventos de conscientização da população marcaram, na última quinta-feira (31/5), o Dia Mundial Sem Tabaco. O problema é grave, pois o valor gasto com tratamento a fumantes no Brasil foi de R$ 21 bilhões em 2011, o que representa 30% do valor destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) do País. Os dados são da Aliança de Controle do Tabagismo, que revela que 25 milhões de pessoas ainda fumam no Brasil

Em Ibiporã, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, mantém um programa permanente de combate ao fumo e de conscientização quanto aos riscos do cigarro para a saúde.

Uma das ações realizadas é o Programa Municipal Antitabagismo, que reúne grupos de pessoas que querem parar de fumar.

Na UBS do Conjunto Serraia, uma equipe multidiscipinar da Prefeitura esteve nos últimos meses atendendo a um grupo e os resultados foram surpreendentes: 9 pessoas de um total de 12 que ingressaram no programa conseguiram parar de fumar.

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS:

Dr. Francisco Osvar Martins

"Este programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Todos os fumantes estão convidados a participar desses grupos que, coordenados por alguns profissionais, encorajam-se e lutam juntos para superar essa dependência, que é o tabagismo. É maravilhoso ver a melhora na saúde e na auto-estima dessas pessoas, que lutaram juntas e alcançaram seus objetivos."

Enfª. Andréa Stroka Roza de Lima

O tabagismo é um importante fator de adoecimento, sendo uma das principais causas de morte evitáveis no mundo. O Ministério da Saúde, através do INCA, tem diversas estratégias para reduzir o tabagismo em nosso país, uma delas através dos grupos de apoio, que estão disponíveis em nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Encerramos um grupo com sucesso UBS Serraia. Iniciamos com 12 participantes, três desistiram no início e dos nove que permaneceram, todos estão sem fumar. Sabemos que o cigarro causa forte dependência física e psicológica, por isso é de grande importância receber os participantes sem preconceito, acolher e dizer a eles que estamos aqui para ajudar e nunca criticar. Atribuo a vitória ao grupo como um todo: participantes e profissionais capacitados, mas, acima de tudo, a eles próprios e a Deus. Uma equipe interdisciplinar foi fundamental, o apoio médico, através do Dr. Francisco Osvar Martins, da enfermeira Claudinéia, da Acupunturista Érika e da nutricionista Rute, ambas do NASF (Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família). Temos carinho e respeito por todos eles, desejamos que não coloquem mais cigarro na boca, pois, infelizmente, após o primeiro cigarro, vêm todos os outros novamente. Todos que desejam abandonar o cigarro podem procurar a UBS mais próxima de sua casa para informações.

Renata Mártire

"Tenho 33 anos e fumei por 17 anos. O que me fez para de fumar foi a discriminação, de não poder fumar em qualquer lugar, e também a saúde. O que me ajudou foi primeiro Deus, depois o grupo e o apoio da família, da enfermeira Andréa, da enfermeira Claudinéia e do Dr. Francisco. A gente se sente outra pessoa, sinto o cheiro das coisas e melhora o paladar. Aconselho as pessoas a procurarem os grupos. Vocês também vão conseguir parar. Tenho planos de fazer o que não fiz enquanto fumava, como viajar e outras coisas."

Irene Melo

"Tenho 63 anos, sou casada e fumei por 40 anos. O que me fez tomar a decisão de parar foi a minha saúde. O que me ajudou foram os profissionais e o grupo de auto ajuda. Vejo com vantagem a esperança de uma saúde melhor. Dou como conselho aos fumantes terem fé e vontade de parar. Tenho como planos para minha vida, ter uma vida saudável e sem cigarro, sem humilhações."

Rosana Rocha Furquim

"Tenho 53 anos, sou casada e fumei por 39 anos. Decidi parar de fumar pela vontade própria e pela família. Sozinha eu não teria conseguido abandonar o vício, consegui com o grupo de apoio. A vantagem de ter parado é que hoje vivo melhor, respiro melhor, sinto mais o gosto e o cheiro da comida. Durmo bem, caminho grandes percursos e não me canso. Me sinto muito bem. Dou como conselho às pessoas que façam como eu, procurem o grupo de apoio e tenham força de vontade, porque quando queremos, conseguimos. Tenho como plano de vida viver cada dia mais com saúde, aproveitar tudo o que a vida oferece. Agradeço a Deus e ao meu grupo de apoio, que me ajudou muito. Hoje considero meus melhores amigos."

Elizabete Moura Lima

"Tenho 41 anos, sou casada e fumei por 30 anos. Decidi parar pela minha saúde e o que mais me ajudou foi o tratamento oferecido pelo posto de saúde. Respiro melhor, me alimento melhor e não gasto mais dinheiro com cigarro. Aconselho a quem pensa em parar a procurar o tratamento, porque, com certeza, irá parar. Tenho como um dos meus planos ajudar quem é fumante a conseguir parar."

Revaldo Elias de Oliveira

"Tenho 58 anos, sou casado e fumei por 40 anos. Decidi parar por razões de saúde, pela minha família, também pela discriminação que o fumante sofre hoje. O que mais me ajudou foi ter entrado nesse grupo, agradeço ao Dr. Francisco, às enfermeiras Andréa e Claudinéia, tive ajuda de alguns colegas e o que ajuda muito são os adesivos e a acupuntura. Melhorou muito minha saúde e a alimentação. Na minha casa não tem mais cheiro de cigarro.