Publicado em: 08/08/2012 08:30

NASF cria ‘Grupo de Escuta’ para a população

A partir do dia 13 de agosto a Administração de Ibiporã, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde, passa a oferecer um novo serviço à população: o “Grupo de Escuta, Convivência e Reflexão”, que atenderá os usuários todas as segundas-feiras, a partir das 14 horas, Rua 1° de Maio, 493.
   Verifica-se, dia após dia, o aumento da demanda em saúde mental na atenção primária, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas quais há uma busca constante pela assistência e onde os pacientes possuem vários tipos de queixas, mas não identificam especificamente a origem da sua “dor”.
   Pode muitas vezes ser considerada a “dor da alma”, por isso o sofrimento psíquico é uma das causas que mais comprometem a percepção de qualidade de vida de uma pessoa.
   A partir daí, deve-se criar estratégias na atenção básica que oportunizem o acesso aos cuidados em saúde de forma integral – com a pessoa sendo assistida nos seus aspectos biopsicossocial – e ofereçam ao usuário instrumentos para desenvolver habilidades de ação, expressão e responsabilidade por suas condições de saúde.
   O objetivo do Grupo de Escuta é desenvolver com os profissionais da atenção básica (Saúde da Família e NASF) um grupo aberto, no qual todos da comunidade poderão se expressar e desencadear processos de escuta, reflexão, vínculo, autonomia e autoconhecimento na busca de resoluções de problemas pessoais que lhe causam sofrimento emocional.
   Fazendo parte de um grupo, poderão também desenvolver o senso de pertencimento a ele, compartilhando e apoiando uns aos outros, tornando o grupo um espaço de acolhimento.
   O processo adotado será de grupo aberto à comunidade, em reuniões semanais que terão duração de duas horas. Nelas, serão trabalhadas as demandas do momento, escolhidas a partir das necessidades do grupo formado no dia. Este grupo será conduzido pela profissional de saúde mental do NASF que contará com o apoio dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (PSF).
   Os beneficiários serão os usuários das UBSs com idade acima de 18 anos que foram encaminhados ao grupo por necessitarem de algum suporte terapêutico, como estresse, conflitos familiares, luto, somatização, doenças crônicas, etc.
   Espera-se que com a implantação do serviço no Município, haja mais um espaço para intervenções na saúde comunitária, construção de redes de apoio solidário, impacto na percepção da qualidade de vida, corresponsabilidade e redução da demanda dos serviços especializados.