Publicado em: 08/08/2012 13:48

Aleitamento materno e a fonoaudiologia

Aleitamento materno e a fonoaudiologia Semana do Aleitamento Materno: O que Fonoaudiologia tem a ver com Amamentação?

Em virtude da Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 6 de agosto, a Administração Municipal de Ibiporã, através do serviço de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde, dá mais dicas às mães sobre a importância do aleitamento para o desenvolvimento da fala, da respiração e a correta formação bucal das crianças. Confira trechos desta segunda entrevista com a fonoaudióloga do Centro de Saúde, Denise Fabrini Castoldo, coordenadora do programa “Amamenta Brasil” em Ibiporã.

Qual a ligação entre a fonoaudiologia e o aleitamento materno?

O aleitamento materno prepara os órgãos fonoarticulatórios do bebê para a linguagem. Então, quando ele está sugando, está exercitando a bochecha, o lábio e a língua. Está preparando os seus órgãos fonoarticulatórios para a linguagem, para que a sua fala seja correta. O sugar no peito fortalece a musculatura do bebê e mantém a respiração adequada para preparar a linguagem. Ele posiciona corretamente a língua.
Tem diferença entre uma criança que conseguiu sugar o leite materno  e aquela que recebeu mamadeira?
Não é regra, mas ela pode ter algumas alterações fonoarticulatórias, como uma abertura na sua arcada dentária, um mau posicionamento de língua, um posicionamento inadequado de língua.

Isso traz quais conseqüências?

Ela pode ter alterações na fala, na respiração, pode se tornar um respirador bucal. O correto é respirarmos pelo nariz. E uma criança que usa em excesso a mamadeira e a chupeta, pode se tornar um respirador bucal.

O respirador bucal tem mais tendências em ter problemas respiratórios? Por exemplo: bronquite, asma ou rinite?

Pode. Porque o respirador bucal não filtra o seu ar. Quando a gente respira pelo nariz, respiramos uma quantidade correta, em uma qualidade de ar correta, porque o nosso ar é filtrado. Quando respiramos pela boca, trazemos tudo. Fora isso, a oxigenação do nosso cérebro. Quando respiramos pela boca, entra gás carbônico e oxigênio, já pelo nariz, existe uma filtragem.

Com todas essas dicas, um apelo que se faz às mães é que insistam na amamentação de seu filho e conheçam os serviços que a rede municipal de saúde de Ibiporã tem à disposição delas para que vejam todas essas vantagens da amamentação...

Qualquer dificuldade e dúvida que elas tenham em relação ao aleitamento, podem procurar a UBS (posto de saúde) mais próxima de suas casas. Todas as nossas UBSs foram capacitadas para atender. Todas estão aptas para informar a essa mãe que tem dificuldade. E no caso de a UBS ter dificuldade em orientar, a mãe é encaminhada para nós, da “Rede Amamenta Brasil”, que tomamos as medidas necessárias.