Cultura e Turismo

 

Publicado em: 05/07/2010 14:54

Academia de Letras de Ibiporã


Whatsapp

 

No dia 27 de junho, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, foi realizada a reunião da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ibiporã, com a participação do pesquisador aposentado da Embrapa Soja, Leo Pires Ferreira, e de integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

A abertura da reunião foi com um grupo do Centro de Convivência dos Idosos que faz parte do projeto de extensão da Facesi. O grupo apresentou quatro musicas de canto coral, todas sob a regência do professor Nelson Keller.

Apresentar-se na reunião da Academia de Letras de Ibiporã foi motivo de muito orgulho para os integrantes do coral, pois foi a primeira vez que pisaram no palco do Cine Teatro Pe. José Zanelli.

O pesquisador Leo Pires, colecionador e estudioso das obras de Monteiro Lobato, proferiu uma palestra na qual explicou a importância das obras infanto-juvenis do escritor pré-modernista e algumas de suas obras.

A professora Giane Evangelista, da Facesi, explicou o projeto \"Facesi atuando na Melhor Idade\" que leva os professores e alunos do curso de Pedagogia ao encontro dos idosos. Ressaltou a importância de prezar pelo bem-estar por meio da arte, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra, abrir espaço para diálogos sobre literatura e outras formas de manifestações artísticas, é muito importante para uma comunidade.

\"Hoje temos em Ibiporã uma academia mista: de letras e de artes. É muito importante porque com essa iniciativa podemos ter oportunidade de ouvir grandes escritores, estudiosos e artistas e comungar de suas experiências. Nesta palestra com o Dr. Leo Pires, pudemos viajar pela história da vida e das obras de Monteiro Lobato. Com a Academia em Ibiporã, poderemos também dar mais visibilidade aos escritores e artistas locais e também proporcionar troca de experiências\", afirma.

A Academia Letras, Ciências e Artes de Ibiporã foi iniciativa do poeta Maurício Leonardo, com o apoio da Fundação Cultural de Ibiporã e reúne professores, artistas e escritores que se encontram todo último domingo do mês, às 10 horas, na Fundação Cultural.