Cultura e Turismo

Publicado em: 09/09/2014 12:33

Folha de Londrina destaca e elogia parceria do FILO com Ibiporã

Folha de Londrina destaca e elogia parceria do FILO com Ibiporã Folha de Londrina destaca e elogia parceria do FILO com Ibiporã

Matéria de encerramento do FILO, de Ana Paula Nascimento, na Folha de Londrina de domingo, dia 7 de Setembro.

“Resgatando parceria antiga, quem foi até Ibiporã para assistir à montagem franco-brasileira "Irmãos de Sangue", da Compagnie Dos à Deux, não se arrependeu: comovente e arrebatador, o teatro gestual encantou.”

E no artigo “Cultura é sintonia fina”, no mesmo dia (07/9), a jornalista Célia Musilli, especializada na área, destacou a importância de Ibiporã ter um teatro para poder receber o espetáculo de alto nível “Irmãos de Sangue”, já que Londrina está sem o Ouro Verde e ainda não tem um teatro municipal. E elogiou a educação da plateia de Ibiporã, que vem sendo formada há décadas com um intenso trabalho cultural:

“Também na programação, "Irmãos de Sangue"- coprodução Brasil/ França, apresentada pela Compagnie Dos à Deux no Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã - foi de uma beleza arrebatadora e trouxe à memória do público a falta que faz, no momento, um teatro maior para Londrina. A perda do Ouro Verde e a falta de um Teatro Municipal ficam mais evidentes quando um grupo apresenta um trabalho deste nível numa cidade vizinha que oferecia um espaço compatível com as suas necessidades técnicas. Por aqui, fomos salvos mais uma vez pelos espaços alternativos, com lotação esgotada quase todas as noites.

Há de se ressaltar que a plateia de Ibiporã, onde se encontravam também muitos londrinenses, foi de uma delicadeza notável pelo silêncio, pelos celulares desligados, o respeito e a reverência aos artistas que fizeram de "Irmãos de Sangue" uma das boas surpresas deste festival. Houve ali o encontro de uma plateia madura com um trabalho de vanguarda, associação que remete à importância da formação do público, legado dos festivais. São estes detalhes que inserem o Norte do Paraná no mapa cultural do País.”

Matéria completa em: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--609-20140907