Publicado em: 27/04/2015 12:43

Secretaria de Saúde participa de lançamento das obras do Centro de Especialidades do Paraná Secretaria de Saúde participa de lançamento das obras do Centro de Especialidades do Paraná

O prefeito José Maria Ferreira, a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, e o diretor de Saúde, Ilto de Souza, participaram na última sexta-feira (24) da solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Centro de Especialidades do Paraná (CEP), que será construído em um terreno anexo ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), localizado na Travessa Goiânia, no Centro de Londrina.

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e foi acompanhada pelo prefeito de Prado Ferreira, Silvio Damasceno, presidente do Cismepar, deputados estaduais e prefeitos e secretários de saúde dos municípios que integram o Cismepar.

O CEP foi planejado para ser referência de atendimento à população de 21 municípios. O Governo do Estado está investindo R$ 7 milhões na obra, que de acordo com o cronograma da construtora deve ficar pronta em 2016. A intenção é que ele abrigue inicialmente duas unidades distintas. A primeira será especializada no diagnóstico precoce do câncer e a segunda será responsável pelo atendimento a pacientes com condições crônicas.

Os pacientes contarão com profissionais das áreas de psicologia, farmácia clínica, fisioterapia, serviço social, nutrição, enfermagem, radiologia, além das especialidades médicas de cardiologia, cirurgia vascular, endocrinologia, pneumologia, nefrologia, ginecologia e mastologia. O CEP contemplará ainda uma vasta área de métodos diagnósticos e oferecerá exames como radiologia simples e contrastada, ecografia, endoscopia, tomografia, ressonância computadorizada e eletrodiagnose. Assim, será possível aplicar o conceito de "consulta única", em que o paciente fará vários procedimentos em um mesmo dia. "O objetivo é que o paciente tenha acesso a um tratamento especializado de forma mais ágil, em um único local e com a assistência qualificada de uma equipe multiprofissional", afirmou Neto.

Leilaine Furlaneto ressaltou que prefeitos e deputados atuaram junto à SESA para que os recursos para a construção do CEP fossem liberados. "O centro será muito bom para os pacientes de Ibiporã atendidos no Cismepar porque otimizará o tempo das consultas e exames, dando maior resolutibilidade aos casos em tratamento. Além disso, o CEP ampliará a capacidade de atendimento dos moradores de 21 municípios, passando de 1.100 para duas mil por dia", revelou a secretária municipal de Saúde.

Além disso, o projeto prevê ainda a construção de um amplo terminal de embarque e desembarque de pacientes dos usuários do transporte sanitário gratuito. O objetivo é fazer o acolhimento das pessoas que vêm de outras cidades em busca atendimento no Cismepar.

Leilaine acrescentou que durante a solenidade foi anunciado um mutirão de cirurgias ortopédicas que ocorrerá em junho. Mais de 600 cirurgias serão realizadas, reduzindo à metade a fila de espera, que são de cerca de 1.200 pessoas.