Assistência Social

 

Publicado em: 21/05/2025 14:37 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Pré-conferência em Ibiporã discute os 20 anos do SUAS e prepara propostas para a 16ª Conferência Municipal

Servidores da Assistência Social participaram da etapa preparatória no CCI, contribuindo com propostas que serão debatidas e votadas na 16ª Conferência Municipal

Whatsapp

 

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na sexta-feira (16), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a pré-conferência com os trabalhadores do setor da Assistência Social. A iniciativa antecede a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social e teve como objetivo construir propostas com base na vivência e atuação dos profissionais da área.

A pré-conferência reuniu servidores de todos os níveis dos serviços socioassistenciais do município, incluindo assistentes sociais, psicólogos, zeladoras, motoristas, administrativos e outros profissionais. O tema que norteia a conferência deste ano é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

Durante o encontro, os participantes estudaram os cinco eixos temáticos propostos para o debate e elaboraram propostas que serão levadas à conferência para apreciação e votação dos delegados. A metodologia reforça o compromisso com a construção coletiva das políticas públicas.

As propostas elaboradas pelos trabalhadores tratam especialmente das condições de trabalho, valorização profissional e fortalecimento da rede de proteção social no município. Além dessa pré-conferência, os serviços da assistência social de Ibiporã – como o CRAS, o CREAS, o Serviço de Convivência e o Acolhimento Institucional – também realizaram seus encontros preparatórios com os públicos atendidos por esses serviços, garantindo ampla participação social no processo.

O prefeito José Maria Ferreira destacou a importância desse processo democrático na formulação das políticas públicas. “A construção das políticas públicas precisa ser feita coletivamente, com a escuta de quem tanto dos profissionais que atuam diariamente nos serviços quanto as pessoas atendidas por esses programas. As pré-conferências são um instrumento fundamental para isso, pois promovem o diálogo, valorizam o conhecimento de quem vive a realidade e contribuem para propostas mais justas, humanas e eficientes. Em Ibiporã, temos o compromisso de garantir que cada política pública seja pensada com e para as pessoas. A 16ª Conferência será um momento essencial para reafirmarmos a importância do SUAS e traçarmos juntos os próximos passos para a proteção e promoção da dignidade humana em nosso município”, explicou o prefeito. 

A 16ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá nos dias 05 e 06 de junho, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI). Durante o evento, as propostas das pré-conferências serão debatidas e votadas pelos delegados, contribuindo para a construção de um plano mais justo, participativo e eficaz.

Eixos temáticos da conferência:

  1. Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais

  2. Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa

  3. Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa

  4. Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices

  5. Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro

A Conferência é aberta ao público, e as inscrições podem ser realizadas antecipadamente por meio do formulário online disponível no link: PREENCHA AQUI O FORMULÁRIO

 


Imagens