Saúde

 

Publicado em: 17/11/2016 10:24

17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata


Whatsapp

 

17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata 17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

 

17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data foi  criada para conscientizar os homens sobre a  importância da prevenção e do diagnóstico precoce  deste tipo de câncer.

 

Assim como o "Outubro Rosa", campanha mundial de conscientização ao câncer de mama, o "Novembro Azul" faz um alerta sobre o câncer de próstata, segundo tipo mais incidente em homens no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são, em média, 61 mil novos casos de câncer de próstata por ano no país. No Paraná, são estimados 5.260 casos para 2016. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em 2015 foram 932 mortes pela doença.

 

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. "No início, dificilmente existem sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, a doença já está em fase avançada, dificultando a cura",  alerta a  enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carolina Santana Siqueira.

 

Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

 

Em apoio ao "Novembro Azul", as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã estão decoradas com faixas, cartazes e laços da campanha. Na pré-consulta os homens também estão sendo orientados sobre a importância de se submeter regularmente a exames preventivos. "O homem tem resistência em ir ao médico. Quando vai, a doença já está em estágio avançado, prejudicando a cura. Prevenção representa ganho na qualidade de vida", ressalta Carolina.

 

No SUS, o homem pode fazer uma série de exames de check-up, como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes); pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); e teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C. Homens que acompanham suas esposas no pré-natal  também podem realizar os exames de rotina gratuitamente.

 

Com relação ao câncer de próstata, é indicado que homens com mais de 50 anos façam uma visita anual ao médico. Se apresentarem fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo, uso abusivo de álcool ou sedentarismo, essas consultas devem ocorrer a partir dos 45 anos. 

 

Para se prevenir, além das consultas periódicas, recomenda-se ter uma alimentação saudável, evitar fumar e bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e manter um bom estado psicológico. As UBSs do município oferecem grupos de apoio a quem deseja parar de fumar, perder peso, controlar hipertensão e diabetes, além de atividades físicas, como alongamento e caminhada. Informe-se sobre dias e horários na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

 

 


Imagens