Geral

Publicado em: 23/06/2022 08:42 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Ibiporã conclui festa junina municipal com grande presença e aprovação do público

Evento aconteceu de 11 a 19 de junho com shows gratuitos, culinária típica e participação popular

Divulgação/PMI

No ano em que comemora 75 anos de emancipação política, Ibiporã realizou uma Festa Junina histórica. Pessoas do município, das cidades da região e de inclusive outros estados passaram pela praça Pio XII, no período de 11 a 19 de junho, para participar da 44ª edição do evento promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Tendo como tema "o arraiá da nossa história", a festa transformou a praça em um corredor histórico, lembrando as origens de Ibiporã e também a longa tradição da Festa Junina, que completa 44 anos – iniciou em 1977. Nos últimos dois anos o evento foi suspenso em função da pandemia de Covid-19.

Durante os nove dias de festa, os visitantes desfrutaram de uma variada programação artística, cultural e de lazer. As famílias se deliciaram com os comes e bebes típicos comercializados nas barracas das entidades; prestigiaram as quadrilhas apresentadas por alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais; tiraram fotos na "Estação do Amor". Já na "Estação Criança", muita diversão para a garotada, com atrativos como pau-de-sebo, pescaria, passeio de trenzinho, cama elástica radical, passeio de mini-pônei e a "Fazendinha", onde foram expostos vários animais de pequeno porte.

A festança foi animada todas as noites com shows musicais. No domingo (19), último dia do evento, a programação começou no final da manhã e se estendeu até a noite. A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, homenageou ex-secretários e diretores da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), os quais contribuíram para a evolução da Cultura de Ibiporã e para que a festa junina chegasse a ser o que ela é hoje.

Em seguida, houve o tradicional almoço e bingo da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), apresentação de quadrilhas de escolas municipais e o aulão de ritmos com os professores do Studio Pulsar, de Ibiporã. À noite, durante a cerimônia de encerramento das festividades, e na presença de autoridades municipais e estaduais, representantes das entidades e empresas apoiadoras, ocorreu a premiação em dinheiro das barracas escolhidas por voto do público como as mais decoradas (1º lugar – Pime (310 votos); 2º - APMIF (246 votos); 3º (212 - Rotary Club). Foram contabilizados 1281 votos válidos. Em seguida, fechando o arraiá da nossa história, o público cantou e dançou ao som de João Márcio e Fabiano.

Estação Ibiporã

O arraiá recebeu os visitantes na "Estação Ibiporã", decorada com o protótipo de uma locomotiva, e onde as pessoas mergulharam na história e se depararam com imagens e elementos rurais que lembraram a chegada das primeiras famílias. Depois passaram pelos "vagões da nossa história", os quais trouxeram ambientes e paineis mostrando as transformações ocorridas ao longo dos 75 anos como Município.

Os ambientes exibiram fotos desde o período da derrubada da mata para o plantio de café (1936 a 1947), depois o da emancipação política e organização da cidade (1947 a 1972); na sequência, os novos bairros e o desenvolvimento urbano (1973 a 1997) e, por fim, o período de 1998 a 2022 – da franca industrialização e hoje uma cidade com os olhos voltados para o futuro, com ênfase na educação, na tecnologia e em serviços que garantam a qualidade de vida e o bem-estar da população. "Foi uma festa organizada, alegre, colorida e, sobretudo, segura. A PM não registrou incidentes graves. Foi um evento para a família ibiporaense e aqueles muitos que nos visitaram durante estes nove dias, e que registraram seus elogios ao trabalho desenvolvido", ressaltou o prefeito José Maria Ferreira.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, enfatizou que "organizar uma festa grandiosa e que este ano trouxe várias inovações foi desafiador, mas graças ao comprometimento e profissionalismo dos servidores, voluntários e parceiros entregamos tudo o que prometemos e estamos sendo muito elogiados. O conceito agradou os visitantes, pois as conquistas de Ibiporã foram celebradas com muita riqueza de informação, animação, belos cenários e também boas lembranças", concluiu a secretária.

A realização é da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração das várias Secretarias Municipais, Departamento Municipal de Trânsito, Núcleo de Comunicação Social entidades e órgãos oficiais (Polícia Civil/Polícia Militar/Corpo de Bombeiros).

Entidades

Este ano nove entidades sociais e religiosas de Ibiporã participaram com as barracas, criando um ambiente todo especial, uma bela decoração e oferecendo comidas típicas e pratos deliciosos aos visitantes nos nove dias de festa.

A participação de entidades sociais de Ibiporã com as barracas gastronômicas é uma tradição de longa data da Festa Junina Municipal. Dessa forma, além de resgatar o folclore junino, o evento desenvolve o espírito comunitário, proporcionando maior integração entre as organizações do município. E toda a renda obtida com a festa fica com as entidades, para desenvolverem os seus projetos sociais.

Confira a relação completa:

Aceibi - Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã;

ACEI - Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã;