Publicado em: 20/08/2010 08:02

Prefeitura começa capacitação para a lousa digital

Prefeitura começa capacitação para a lousa digital Prefeitura começa capacitação para a lousa digital

A Administração Municipal de Ibiporã iniciou na última quarta-feira o Programa Continuado de Capacitação dos professores da rede municipal para utilizarem a lousa digital. Estiveram presentes o prefeito José Maria, secretários municipais e coordenadores de departamentos.

As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, de tarde ou à noite, conforme a disponibilidade dos docentes, no laboratório de informática da Escola Municipal Rotary Club.

As lousas são uma novidade implantada nesta gestão do prefeito José Maria e prometem revolucionar o interesse dos alunos e o aprendizado em sala de aula. "Esse projeto vem para fortalecer a imagem do professor dentro da sala de aula e o aproximar dos alunos, que já têm contato diário em casa com as novas tecnologias e os recursos oferecidos pelo computador", enfatizou José Maria.

Ibiporã é a primeira cidade do Norte do Paraná a implantar essa inovação na sua rede municipal de ensino. Trata-se de uma experiência bem-sucedida adotada anteriormente no município de Campo Limpo Paulista, que o prefeito José Maria trouxe para Ibiporã para democratizar o acesso à tecnologia nas escolas.

"A lousa eletrônica vem para diminuir a distância entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e as que não têm", acrescentou o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Júnior Aliano.

As lousas começaram a ser utilizadas em março deste ano por algumas escolas que já dispunham do equipamento e aos poucos a Prefeitura foi instalando lousas e computadores nas demais escolas.

40 lousas para 1.475 alunos

Para o reinício deste segundo semestre letivo, todas as escolas já estão dispondo do equipamento. As lousas serão utilizadas por todas as turmas de 3ª e 4ª série. No total, foram instaladas 40 delas para atender 1.475 alunos.

O treinamento terá 124 horas/aula e ao longo dos próximos 12 meses os professores contarão com suporte técnico e apoio para bem utilizarem a lousa e extraírem dela todos os recursos de que dispõe.