Publicado em: 18/07/2011 11:33

PROERD

PROERD           PROERD

"É mais barato a prevenção do que outros tipos de ação". Esse é um dos slogans do PROERD (Programa de Prevenção às Drogas e à Violência), executado pela Polícia Militar do Paraná, com alunos das redes pública e particular). São 133 policiais atuando no Proerd, em mais de 2 mil escolas de 191 municípios do Estado. Cerca de 100 mil alunos serão formados em 2011 pelo programa, que trabalha com a auto-estima das crianças.

O Proerd é aplicado por militares fardados às crianças e adolescentes na faixa de 9 a 12 anos, em um curso regular que contém 10 lições para as 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental.

A implantação do Proerd tem diminuído os problemas referentes à droga, violência e disciplina nas escolas e no seu entorno, fato comprovado através dos resultados concretos e significativos no campo da educação e conseqüentemente da segurança pública.

Com base nessa premissa, o Proerd tem se antecipado à ação de traficantes e à violência na escola, na família e no vasto entorno social, em função do trabalho realizado pelos policiais na condição de educadores sociais do programa, o que alcança, além das crianças, adolescentes, pais, responsáveis e professores, que recebem orientações através de reuniões e palestras. Isto representa o esforço cooperativo entre as escolas, a família e a Polícia Militar.

Ao longo da sua história em Ibiporã, o Proerd, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal desde o ano 2000, diplomou cerca de 8.000 alunos, que receberam informações através da educadora social, a sargento Edimara Sacoman Coelho, da Patrulha Escolar Comunitária de Ibiporã.

"Oriento os jovens, tornando-os multiplicadores de cidadania para que, num futuro próximo, todos possam colher paz e amor. O nosso lema é "Drogas Não, Vida Sim!"

Os 800 alunos das 4ª séries das 13 escolas municipais de Ibiporã estão na fase final do programa. Estão fazendo suas redações, pois na formatura que terão em outubro de 2011, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, será destacada uma redação por turma do município, entretanto somente o 1º, 2º e 3º lugar entre todas as escolas são premiadas, recebendo também certificados por conclusão do programa.